Aprenda como instalar chuveiro


Trocando o chuveiro

Trocar o chuveiro pode ser uma tarefa bem simples se observar todos os cuidados necessários para não levar choque ou danificar a ducha. Os manuais que acompanham a embalagem são muito importantes, uma vez que a maioria das pessoas instalam sozinhas, sem orientação profissional, esse comportamento tem a ver com condições financeiras.
Mesmo com o manual, para muitos a explicação parece difícil, por isso apresentamos nesse artigo, dicas para saber como instalar seu chuveiro.

Chuveiro



Equipamentos necessários: chave de fenda, fita veda rosca, conector de louça com 6 saídas (3 em cada lado).

Como fazer:

Desligue a energia elétrica. Procure a caixa de força da casa, nela estão os disjuntores, que são interruptores pretos, parecido com os que têm nas paredes para acender a luz.  Cada um é referente a uma parte da casa, mas se você sentir medo e não sabe qual deles é ligado ao chuveiro, então desligue todos e em seguida vá ao relógio externo (marcador de energia) e desligue a chave de força geral.
Feche o registro de entrada de água para a sua casa. Preste bem atenção nesse detalhe, não é a entrada de água para o fornecimento da residência, feche apenas a saída da caixa d’agua.


Desconecte os fios do chuveiro que estava em uso, em seguida desenrosque do cano. Esse procedimento é apenas para quem irá trocar chuveiro, caso seja a primeira instalação, basta seguir as dicas abaixo.


Enrole um pouco de fita veda rosca na parte de rosca do chuveiro, em seguida enrosque o cano do chuveiro na saída de água.
Fita veda rosca no chuveiro

Desparafuse um pouco e com cuidado as pontas da peça de louça que comprou para colocar os fios.   Coloque os fios que saem da caixinha preta da parede, sendo que nas duas pontas deixando o do meio vazio e parafusado.
Pegue os fios do chuveiro, prenda os maiores em cada extremidade e parafuse, eles se terão ligação com os fios da parede. O fio do meio, que em geral é verde com listra amarela, ponha no orifício do meio e enrosque o parafuso. Esse é o fio terra para evitar choque, por isso não o deixe solto.


Dica: Ligue a chave de energia geral da casa, ponha o chuveiro no modo frio, ou água fria. Em alguns modelos está escrito verão, que é referente a água fria. Ligue o chuveiro e deixe a água cair por 10 minutos. Esse procedimento é necessário para encher o repositório do chuveiro e não queimar a resistência.


Atenção: Verifique se há vazamento de água na ligação hidráulica do chuveiro, caso tenha, será preciso desligar tudo e recolocar adicionado um pouco mais da fita veda rosca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário