5 filmes de grande sucesso no cinema nos anos 80

 Sucesso no cinema nos anos 80

Os anos 80 foram uma década marcante para o cinema, com filmes que se tornaram clássicos e influenciaram gerações de espectadores. Neste artigo, vamos relembrar 5 filmes de grande sucesso no cinema nos anos 80, que mostram a diversidade e a criatividade dessa época.


O que são filmes de grande sucesso no cinema?

Filmes de grande sucesso no cinema são aqueles que conseguem atrair um grande público, gerar uma alta bilheteria, receber elogios da crítica e do público, e se tornar referências culturais. Esses filmes podem ser de diferentes gêneros, como ação, comédia, drama, terror, ficção científica, entre outros.


Quais são os 5 filmes de grande sucesso no cinema nos anos 80?

A escolha dos 5 filmes de grande sucesso no cinema nos anos 80 é subjetiva, mas baseada em alguns critérios, como o impacto cultural, a popularidade, a recepção crítica e o desempenho comercial. Segue a nossa lista:

De Volta para o Futuro (1985): Uma das trilogias mais famosas do cinema, De Volta para o Futuro conta a história de Marty McFly (Michael J. Fox), um adolescente que viaja no tempo com a ajuda do cientista Doc Brown (Christopher Lloyd) e seu carro DeLorean. O filme mistura comédia, aventura e ficção científica, e apresenta temas como o destino, a família e a amizade. O filme foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 380 milhões de dólares mundialmente, e recebeu elogios da crítica e do público. O filme também ganhou o Oscar de Melhor Edição de Som.


E.T. - O Extraterrestre (1982): Um dos filmes mais emocionantes e encantadores do cinema, E.T. - O Extraterrestre conta a história da amizade entre um menino chamado Elliott (Henry Thomas) e um alienígena perdido na Terra. O filme é uma obra-prima do diretor Steven Spielberg, que usa a magia do cinema para criar uma história universal sobre o amor, a solidariedade e a esperança. O filme foi um fenômeno de bilheteria, arrecadando mais de 792 milhões de dólares mundialmente, e se tornou o filme mais visto da história até então. O filme também recebeu nove indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, e ganhou quatro estatuetas.


Os Caça-Fantasmas (1984): Uma das comédias mais divertidas e icônicas do cinema, Os Caça-Fantasmas conta a história de um grupo de cientistas que se tornam exterminadores de fantasmas em Nova York. O filme combina humor, ação e efeitos especiais, e cria personagens memoráveis como os caça-fantasmas Peter Venkman (Bill Murray), Ray Stantz (Dan Aykroyd), Egon Spengler (Harold Ramis) e Winston Zeddemore (Ernie Hudson), além da secretária Janine Melnitz (Annie Potts) e da cliente Dana Barrett (Sigourney Weaver). O filme foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 295 milhões de dólares mundialmente, e recebeu duas indicações ao Oscar.


O Iluminado (1980): Um dos filmes mais assustadores e influentes do cinema, O Iluminado conta a história de Jack Torrance (Jack Nicholson), um escritor que se muda com sua família para um hotel isolado nas montanhas durante o inverno. Lá, ele começa a enlouquecer sob a influência de forças sobrenaturais que habitam o lugar. O filme é uma adaptação do livro homônimo de Stephen King, mas com muitas diferenças criadas pelo diretor Stanley Kubrick, que usa sua genialidade para criar cenas perturbadoras e inesquecíveis. O filme foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 44 milhões de dólares nos Estados Unidos, e se tornou um clássico do gênero terror.


Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981): Um dos filmes mais empolgantes e aventurescos do cinema, Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida conta a história de Indiana Jones (Harrison Ford), um arqueólogo que se envolve em uma corrida contra os nazistas para encontrar a lendária Arca da Aliança, que contém os Dez Mandamentos. O filme é uma homenagem aos filmes de aventura dos anos 30 e 40, e cria um herói carismático, inteligente e corajoso. O filme foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 389 milhões de dólares mundialmente, e recebeu nove indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, e ganhou quatro estatuetas.



Por que esses filmes são importantes para a cultura pop?

Esses filmes são importantes para a cultura pop porque eles marcaram uma geração de espectadores, que se identificaram com as histórias, os personagens e as mensagens dos filmes. Esses filmes também influenciaram outros filmes, séries, livros, jogos, músicas e até mesmo modas e costumes. Esses filmes se tornaram referências culturais, que são citadas, parodiadas, homenageadas e revisitadas até hoje.

O que tornou esses filmes tão especiais e marcantes para a geração dos anos 80?

  • Entretenimento: Esses filmes são divertidos, emocionantes, envolventes e cativantes. Eles podem proporcionar momentos de lazer, relaxamento e diversão para quem os assiste.
  • Educação: Esses filmes podem ensinar sobre história, ciência, arte, cultura e valores. Eles podem estimular a curiosidade, a criatividade, o pensamento crítico e a reflexão sobre temas relevantes para a sociedade.
  • Inspiração: Esses filmes podem inspirar as pessoas a sonhar, a se aventurar, a se superar, a se expressar e a se conectar com os outros. Eles podem motivar as pessoas a buscar seus objetivos, a enfrentar seus desafios, a resolver seus problemas e a realizar seus desejos.

Como assistir a esses filmes hoje em dia?

Hoje em dia, existem várias formas de assistir a esses filmes. Algumas delas são:

  • Streaming: Existem plataformas de streaming que oferecem esses filmes em seu catálogo, como Netflix, Amazon Prime Video, Disney+ e HBO Max. Basta ter uma assinatura ou um teste grátis dessas plataformas para acessar os filmes online.

  • DVD/Blu-ray: Existem lojas físicas ou virtuais que vendem ou alugam esses filmes em DVD ou Blu-ray, como Americanas, Submarino, Saraiva e Livraria Cultura. Basta comprar ou alugar os discos e ter um aparelho compatível para reproduzi-los.

  • Cinema: Existem cinemas que exibem esses filmes em sessões especiais ou retrospectivas, como Cinemark, Kinoplex, UCI e Cinepolis. Basta comprar o ingresso e ir ao cinema para assistir aos filmes na tela grande.

Quais são as dúvidas comuns sobre esses filmes?

Algumas dúvidas comuns sobre esses filmes são:

  • Qual é o melhor filme da trilogia De Volta para o Futuro?
  • Qual é o nome do extraterrestre do filme E.T. - O Extraterrestre?
  • Qual é o significado do final do filme O Iluminado?
  • Qual é a ordem cronológica dos filmes do Indiana Jones?
  • Qual é o nome do cachorro do filme Os Caça-Fantasmas?
Deixe sua opinião.

Neste artigo, nós vimos 5 filmes de grande sucesso no cinema nos anos 80, que são De Volta para o Futuro, E.T. - O Extraterrestre, Os Caça-Fantasmas, O Iluminado e Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida. 

Nós vimos o que são filmes de grande sucesso no cinema, quais são as características desses filmes, por que eles são importantes para a cultura pop, quais são os benefícios de assisti-los e como assisti-los hoje em dia.

Redação ©Fã Cidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário