Empregada Doméstica - Funcionária do lar


Sempre que se tem o dia comemorativo de uma profissão, a mídia para nos lembrar da valorização desses profissionais que estão sendo parabenizados naquele determinado dia. É uma oportunidade de abrir novas discussões em torno as condições de trabalho dos mesmos, do direitos da classe e de aprofundar-se no assunto de como melhorarar e ampliar os direitos concedidos à categoria.


No dia da comemoração da empregada doméstica, cosntatamos que não são poucas as empregadas do lar que estão preferindo trabalhar como diaristas visando uma retirada mensal mais compensadora.

As profissionais domésticas ao longo do tempo, adquiriram direitos trabalhistas que possam lhes assegurar, como registro em carteira, INSS, férias, licença maternidade, 13º salário. Sabemos que ainda não é tudo mas já foi dado um largo passo para que tenham o mínimo dentro das leis trabalhista. Mas há um outro lado, o lado dos patrões, por isso que muitas empregadas domésticas, dotadas de bom senso, fazem acordo com seus patrões sobre as contribuíções, quando os mesmo não tem posse para agregar todos os compromissos tributários. De forma alguma, queremos incentivar alguém a não cumprir com o que é de direito, apenas entendendo que, quando alguém insinua que a empregada doméstica é boba ou coisa ssim, por não exigir tudo o que lhe cabe, é pelo fato dela saber que nem sempre os contratantes tem recursos para assumir plenamente, de modo que muitas dessas profissionais optam em continuar trabalhando, com os patrões contribuindo com o INSS, que é importantíssimo e tem que ser feito, pois trata-se da garantia da aposentadoria e benefícios de seguridade, enquanto os patrões possam assumir os demais compromissos.

A empregada doméstica

Vimos aqui que a empregada doméstica, tornou-se uma alidada, uma amiga da família, por isso o tratamento com elas deve ser o mais cortes e gentil possível, afinal, todos queremos que os nossos amigos sejam bem tratados em nossa casa.

Em prol da mudança de condição de trabalho, essa pofissão está deixando de ser prioritário apenas do sexo feminino, encontramos homens diaristas e até empregado doméstico, desempenhando todas as tarefas atribuídas para o serviço.

Ninguém está tirando o lugar de ninguém, isso não existe, o que está acontecendo é apenas o surgimento de novos conceitos nos quais em todas as profissões há lugar para os dois gêneros, masculino e feminino.

Parabéns à empregada doméstica !
 
 
Equipe Fã Cidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário