Como escolher uma carreira?

Qual a profissão ideal para mim?


Saber qual a melhor direção a seguir, é um questionamento que quase sempre se leva a pensar nos resultados que a profissão irá trazer. Se é uma carreira rentável a médio, curto ou longo prazo. Esse é um pensamento válido do ponto de vista prático, afinal, há um investimento de tempo e dinheiro para a qualificação profissional, não dá para viver só de brisa, é preciso ter projeto de vida que determine as finanças de forma concreta, concorda?


Agora vamos rever essa linha de pensamento de forma um pouco mais ampla:

Muitos profissionais não conseguem desempenhar muito bem, ou, não se sentem realizados com a profissão que escolheram. Isso acontece porque não escolheu a carreira que realmente queria ou a que tem dom natural, a escolha pode ter sido feita por modismo, que é mais comum do que possa parecer.

Quando uma profissão está em destaque, que em geral isso ocorre quando um personagem de novela desperta interesse do público, quando um jornal aponta carência de profissionais em um determinado setor, ou mesmo por seguir uma carreira determinada pela família, entre outras situações.

Dicas:

Antes de escolher uma carreira a seguir, pense no que de fato gosta de fazer tentando não pensar no resultado financeiro, depois, analise o mercado de trabalho para verificar as possibilidades. Caso seja uma área que não sinta muita segurança quanto à questão de auto sustento, então é hora de partir para a segunda fase.

Esforce-se em optar por uma profissão que lhe pareça interessante e que tenha um pouco a ver com você e que ofereça campo de trabalho concreto. No caso e ainda ter dúvida é muito simples resolver:

Faça uma lista com no máximo 3 profissões. Busque em presas ligadas ao segmento ou pergunte a um amigo ou parente se pode ajudar ou indicar um local para fazer laboratório. Passar 2 ou mais semanas com os profissionais para conhecer na prática as atribuições da profissão e ter base sólida para a escolha, mas não cobre remuneração para ampliar sua chances, é preciso investir um pouco a menos que o empresário faça um acordo temporário.

Boa Sorte!


© Equipe Fã Cidades





Nenhum comentário:

Postar um comentário