A aparente falta de tempo, devido
ao excesso de trabalho, que parece estar tomando cada vez mais tempo e aumentando
a carga horária, tem se tornando comum, não pelo tempo que se fica dentro da
empresa, mas sim pelas horas adicionais que são dedicadas em prol do trabalho
lendo e-mails, atualizando projetos e, sem contar com o tempo no trânsito. Tudo
isso, por mais que não se queira pensar no depois; ou seja; nas tarefas e
compromissos que terá que executar, aos poucos começa a minar a ansiedade sem
que se perceba.
Com a necessidade de garantir
espaço profissional, assume-se muitas tarefas que sobrecarregam o corpo e a
mente de modo que os sintomas são logo percebidos pelos mais próximos, pois são
eles que passa a suportar a irritabilidade que se torna frequente e que infelizmente pode gerar uma série de
desentendimento em cadeia.
Para a mulher os efeitos são ainda
maiores, pois depois de uma longa jornada de trabalho é comum a mulher chegar
em casa e ter assumir outra rotina de trabalho, que são os afazeres domésticos
ou cuidado com os filhos, sem contar que precisa se equilibrar para manter uma
boa convivência com o marido.
Sabemos que isso acontece quase com
quase todas, mas a pergunta que não que calar é o que fazer para lidar melhor
com tanta coisa?
Vamos começar pela estrutura
mental. É muito comum, mesmo que sem perceber, estar em um lugar ou realizando
um trabalho e pensando no tempo ou no que terá que fazer depois. Essa linha de
pensamento torna-se um hábito que até mesmo quando se está dormindo produz
ansiedade.
Se esforce para focar apenas no que
estiver fazendo, ou seja; cada coisa de uma vez.
Para facilitar e treinar essa
disciplina anote tudo ou quase tudo que pretende fazer no dia. Destaque as
prioridades e verifique as tarefas que podem ser compartilhadas com o namorado,
marido, filhos, enfim, converse em casa e deixe claro que você não é de ferro.
Tire um tempo para si. Para se
sentir bem com os outros é importante que primeiro se sinta bem consigo, claro
que não se trata de esquecer os outros. Ciente disso programe coisas que lhe
dão prazer, coisas que você gosta de fazer como, por exemplo; bater um papo com
uma amiga depois do trabalho, ler um bom livro, ir ao salão de beleza, se olhar
mais no espelho (não é brincadeira, nos olhamos todos os dia, mas será que nos
admiramos com afeto?), leia um bom livro.
Ao diminuir a pressa interna, verá
que as relações tanto pessoais profissionais, ficarão muito melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário