Os índices de estresse no trabalhador tem aumentado assustadoramente, isso porque o empregado, a pessoa que precisa cumprir com horários pré-fixados, como no caso de quem assina ponto ou registra no cartão eletrônico entrada e saída, está sentindo na pele o caos diário do trânsito.
O tempo em que o trabalhador destina para ida e volta do emprego, está cada vez maior, é uma verdadeira viagem esse trajeto. Todas essas horas em que se fica dentro dos transporte, quer seja de massa ou não, causa um afastamento muito grande da família, do lazer e dos estudos.
Sem dúvida que muitas pessoas estão mesmo assim, dando a volta no tempo, se assim podemos dizer e estudando à noite, mas com isso, apesar do esforço ser muito válido, a qualidade de vida fica um pouco prejudicada. É verdade que todo o esforço empregado é em prol de um futuro melhor, para que se possa então ter maiores opções de trabalho e dependendo da área de atuação pretendida, é fato que o leque de oportunidades tende a crescer. No entanto, em quanto isso não acontece, o trabalhador está acumulando um nível de estresse preocupante e a resposta temos visto nas atitudes de baixa tolerância nas relações interpessoais, na agressividade às vezes até mesmo no local de trabalho, quando um cliente faz uma pergunta ou um colega de firma e não se tem a paciência, que se tinha no início da contratação.
Esse são apenas alguns sinais exteriorizados, mas o pior está mesmo na saúde, onde esse reflexo de intolerância é mais atuante, podendo desenvolver doenças como hipertensão, ansiedade, depressão, diabetes entre tantos outros transtornos psicológicos e patologias físicas.
Que esse é um assunto de conhecimento de quem vivência, já sabemos, a proposta do tema é abordar a solução.
Como não dá para mudar essa realidade, pelo menos por enquanto, o mais indicado é mudar a atitude mental para minimizar os danos.
Ao acordar, alongue-se por dez minutos, cabeça, braços, pernas e tronco. Levante um pouco antes, mesmo tendo dormido muito tarde, vai compensar. Respire fundo e sente-se, relaxe a mente, evite pensar nas tarefas a cumprir, ajuda a bloquear a ansiedade. Não saia sem uma refeição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário