Liam mais, como assim?! Pelo que temos conhecimento,ler era algo reservado para determinadas classes mais abastadas. A grande maioria era analfabeta ou semi-analfabeta, infelizmente ainda hoje, nos deparamos com alguns casos mas aos poucos estamos melhorando. Os jovens e adultos que não tiveram oportunidade de estudar na época esperada, agora contam com o programa EJA (Educação para Jovens e Adultos), estamos melhorando, apesar de ainda não ter chegado ao desejável mas já é um caminho.
Então essa conversa de que antes era melhor, é puro saudosismo, mesmo o povo brasileiro lendo bem menos que em outros países, como na Europa por exemplo, os novos autores não devem desanimar.
Essa ferramenta maravilhosa que é a internet, quando usada para coisas úteis é uma grande parceira na divulgação e publicação de livros.
Aos poucos, tem chegado ao mercado literário as editoras que produzem livros sob demanda, sei que muitos já conhecem esse segmento mas, a intenção aqui é apenas lembrar e incentivar quem gostam de escrever, que além das editoras tradicionais e outras que para publicar o autor precisa fazer algum tipo de investimento, temos também as empresas em que o escritor pode ser seu próprio editor publicando o livro inteitamente grátis.
Por tanto, caros amigos de jornada, não deixem seus talentos na gaveta, o mundo precisa que nós autores, não desistamos de dividir com o mundo da nossa magia de fazer histórias
Um abraço.
Texto de Silvia Baptista
Nenhum comentário:
Postar um comentário